Dermeval Gonçalves, ilustre bragantino, completaria 100 anos
Publicado em 13/05/2025 18:43
Geral

Dermeval Gonçalves, falecido em 3 de março de 2017, completaria hoje, 100 anos. Bragantino, nascido no bairro do Taboão, zona sul de Bragança, no dia 13 de maio de 1925. Ainda na adolescência mudou-se para São Paulo, onde cursou Administração, Economia e Direito.

Dermeval foi Superintendente de Afiliadas da Rede Record de Televisão por quase 30 anos, desde 1990, quando a convite do Bispo Edir Macedo, deu início à expansão da emissora.

Antes, Dermeval foi diretor do SBT, onde trabalhou durante 19 anos. No primeiro momento, na conquista do canal para Sílvio Santos, depois atuou na expansão da emissora, sendo o homem da mais alta confiança de Sílvio Santos.

Dermeval foi vice-presidente da ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, na década de 90,sendo ainda eleito duas vezes líder empresarial no setor de comunicação. 

Em 2010, recebeu o diploma de “Pioneiro da TV Brasileira”, homenagem concedida pelo Governo do Estado de São Paulo a apenas duzentas pessoas ligadas à comunicação.

Foi lançada, em 2012, a Biografia "Dermeval Gonçalves Nos Bastidores da TV Brasileira", que além de contar toda a trajetória de Dermaval Gonçalves reúne depoimentos de grandes nomes da TV, atestando a importância desse bragantino para a comunicação do Brasil.

No dia 13 de maio de 2015, aniversário de 90 anos de Dermeval, a Rede Record prestou uma homenagem mais que merecida ao Diretor Superintendente de Rede, dando ao auditório da emissora da Barra Funda o nome “Teatro Dermeval Gonçalves”.

Já, no ano de 2017, o nome de Dermeval Gonçalves foi imortalizado em São Paulo. O Viaduto Pacaembu foi denominado com o seu nome e passou a se chamar “Viaduto Pacaembu Dr. Dermeval Gonçalves”. A homenagem póstuma foi uma iniciativa do vereador Altair Francisco (PRB).

Em Bragança, Dermeval é o responsável pela conquista de um canal de TV para a cidade, a TV Altiora. Amante da comunicação, em 2010, Dermeval, voluntariamente, se propôs a ajudar Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, fundador da Rádio O Caminho FM, emissora que vinha sendo cobiçada, e alvo, de grupos políticos. Em 2011, com o falecimento de Monsenhor Lélio, Dermeval Gonçalves, assumiu o cargo de presidente da emissora, e posteriormente, homenageado como Patrono.

Dermeval era casado há 65 anos com Adenyr Espósito Gonçalves, pai de Carlos Eduardo, Luís Antonio e Júnior (in memória). Ele era proprietário da Fazenda Bela Manhã, em Bragança, onde passava os finais de semana.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!